Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Avaliação Intercalar do QFP 2014- 2020 para a área dos Assuntos Internos - FAMI e FSI

Publicada em 02-08-2017
A avaliação intercalar do FAMI e do FSI tem por objetivo avaliar, a meio do período de programação 2014-2020, os progressos realizados na aplicação dos instrumentos e numa lógica de orientação para os resultados, aferir do contributo das ações apoiadas para o alcance dos objetivos dos Programas Nacionais do FAMI e FSI, no âmbito dos Assuntos Internos.
 
A avaliação  afere se os Programas  e  as Políticas Nacionais estão a produzir os efeitos previstos, através da análise de cinco critérios obrigatórios: eficácia, da eficiência, da coerência, da relevância e do valor acrescentado da CE. Adicionalmente, a avaliação do FAMI e do FSI ainda tem como objetivos analisar também o impacto,  sustentabilidade e a complementaridade das ações, bem como a simplificação e redução dos encargos administrativos.
Os relatórios nacionais de avaliação irá abranger  apenas os programas nacionais executados no âmbito da gestão partilhada, como  contributo para a avaliação global que será efetuada pela Comissão Europeia entre o outono de 2017 e o primeiro semestre de 2018.
 
Para este efeito, serão recolhidos  elementos, entre janeiro de 2014  até 30 de junho de 2017, tanto de natureza operacional, como financeiros, sobre as ações implementadas a nível nacional e com apoio comunitário do FAMI e FSI.
 
Conforme previsto na alínea m), do artigo 4.º, do Regulamento Delegado (UE) n.º 1042/2014, da Comissão, de 25 de julho, do QFP 2014-2020 para a Área dos Assuntos Internos, cabe à Autoridade Responsável (AR/ SGMAI-DSGFC) tomar as medidas necessárias para assegurar o acompanhamento, monitorização e avaliação dos Fundos que o constituem, para o período 2014-2020.
 
Salienta-se que, a elaboração do Relatório de Avaliação final de cada Fundo, obedece aos termos e condições estabelecidas nos regulamentos comunitários, documentos e orientações da Comissão Europeia, com o envolvimento de todos os que participam na execução do Fundo (Autoridade Responsável (AR), Autoridades Delegadas (AD), Beneficiários e Público-Alvo.
 
Neste sentido, a SG MAI (AR) recorreu à aquisição de serviços externos especializados, por lançamento de Concurso Público Nacional, já contratualizados à empresa “Quaternaire, Portugal”.
 
Os trabalhos para elaboração e submissão dos relatórios à CE, tiveram o seu início em 27 de julho de 2017 e irão decorrer até  final de dezembro de 2017.


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados