Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Encontro com o Representante Especial da União Europeia para o Sahel

Publicada em 12-07-2016
No âmbito do périplo que tem vindo a efetuar a diversos Estados-membros, o Representante Especial da UE (REUE) para o Sahel, o Embaixador Angel Losada, visitou Portugal No âmbito do périplo que tem vindo a efetuar a diversos Estados-membros, o Representante Especial da UE (REUE) para o Sahel, o Embaixador Angel Losada, visitou Portugal e reuniu-se, no dia 11 de Julho de 2016, com os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Defesa.
Na ocasião, o Embaixador Angel Losada começou por sublinhar que o Sahel afeta de modo muito particular a segurança da Europa, pelo que a estabilidade daquela região potenciará um aumento securitário em território europeu. Os países do Sahel enfrentam desafios como a pobreza extrema, as tensões internas, as deficiências institucionais, as alterações climáticas, crises alimentares, governos frágeis, tráficos ilegais e extremismo violento. Neste contexto, a crise na Líbia e a situação no Mali são questões chave para a estabilidade e paz no Sahel.
O referido representante salientou igualmente que a União Europeia e os seus Estados-membros têm vindo a mostrar a sua preocupação, através da ajuda humanitária e do apoio ao desenvolvimento sustentado, com missões da Política Comum de Segurança e Defesa que se repartem entre o Mali e o Níger, e com recurso a instrumentos financeiros como o Fundo Fiduciário para as Migrações.
Para Angel Losada, a regionalização destas questões é fundamental, bem como o envolvimento e o apoio europeu às dinâmicas do grupo G5-Sahel (Mauritânia, Mali, Níger, Chade e Burquina Faso), e uma maior articulação das iniciativas com os países africanos: a Norte – Magrebe; e a Sul – CEDEAO; e ainda com a Europa.
O Embaixador Angel Losada destacou, assim, a importância do papel que Portugal pode vir a desempenhar no acompanhamento das questões do Sahel, e na promoção de iniciativas europeias junto de determinados países, atendendo às relações privilegiadas que mantém com África (incluindo a zona do Magrebe).
A este propósito, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna destacou as ações já desenvolvidas na região do Sahel, e a eventual participação em novos projetos, inseridos no quadro do Fundo Fiduciário para as Migrações (em parceria com outros Estados-membros). Por ouro lado, a representação do MAI frisou ainda as boas relações com os países do Magrebe, designadamente Argélia e Marrocos, onde o Ministério possui oficiais de ligação, e referiu o diálogo 5+5, como um bom paradigma de cooperação regional, sendo de destacar o exemplo de um grupo mais operacional, com resultados muito positivos ao nível da cooperação/coordenação entre forças e serviços de segurança, o G4 (integrado pelos Ministérios da Administração Interna e do Interior de Portugal, Espanha, França e Marrocos).
Por fim, o Embaixador Angel Losada solicitou a disponibilidade de Portugal para organizar uma reunião informal de peritos europeus sobre as temáticas desta região, visando sobretudo discutir a abordagem estratégica e política da questão da regionalização, podendo este encontro ser complementar às reuniões informais sobre as temáticas do Sahel na sua dimensão puramente securitária, realizadas em Madrid (2015) e em Berlim (2016).
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados