Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Programa de Cooperação Técnico-Policial com a República da Guiné Bissau 2016

Publicada em 12-01-2017

A política de cooperação para o desenvolvimento é um vetor chave da política externa portuguesa, cujo principal objetivo é a erradicação da pobreza extrema e o desenvolvimento sustentável dos países parceiros. Baseia-se num modelo de gestão descentralizado e é enquadrada pelo Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa, 2014-2020 e pela Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. O enfoque desta cooperação centraliza-se, também tendo em conta a língua comum e os laços históricos bilaterais, com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

 

Assim, em matéria de segurança interna, anualmente, são executados Programas de Cooperação Técnico-policiais com os PALOP, cujo financiamento é garantido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), I.P., organismo coordenador da cooperação portuguesa.

 

No que à Guiné-Bissau concerne, o Programa de Cooperação Técnico-Policial (PCTP) 2016 executado com aquele país africano, cujo orçamento global do CICL foi de €54.244,23 euros, consubstanciou-se na execução de 8 ações tendo sido possível formar cerca de 186 efetivos das Forças e Serviços de Segurança daquele país africano, designadamente da Guarda Nacional (GN), da Polícia de Ordem Pública (POP), do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) e da Inspeção Geral do Ministério do Interior (IGMI), com o empenhamento total de 13 elementos das Forças, Serviços e demais Organismos do Ministério da Administração Interna de PT, nomeadamente da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), durante 470 dias de formação.

 

A capacitação dos quadros guineenses efetuou-se através da execução de vários Cursos e Ações de Formação, a saber:

  1. Curso de Formação de Oficiais de Polícia (ISCPSI/PSP em PT);
  2. Curso para Inspetores de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (em PT);
  3. Curso de Investigação Criminal para a GN e para a POP (em Bissau);
  4. Curso de Atualização para Oficiais Superiores da GN e da POP (em Bissau);
  5. Curso de Proteção da Natureza e do Ambiente em colaboração com o Instituto de Biodiversidade Ambiental e Proteção da GB (em Bissau);
  6. Curso de Segurança Aeroportuária em colaboração com a Agência de Aviação Civil da GB (em Bissau);
  7. Curso de Comando Tático de Operações de Proteção Civil (em Bissau);
  8. Curso de Auditoria e métodos de Inspeção (em Bissau).

 

Por último, de referir que, no decorrer de 2016, foi ainda concluída a entrega dos 1800 pares de patentes policiais que cobrem todo o efetivo das diferentes categorias profissionais existentes na Polícia de Ordem Pública (POP), integrando uma ação de apoio ao Projeto de Uniformização dos Novos Distintivos da POP lançado pelo Ministério do Interior guineense.






CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados