Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Programas de Cooperação Técnico-Policial com Cabo Verde 2016

Publicada em 16-01-2017
A política de cooperação para o desenvolvimento é um vetor chave da política externa portuguesa, cujo principal objetivo é a erradicação da pobreza extrema e o desenvolvimento sustentável dos países parceiros. Baseia-se num modelo de gestão descentralizado e é enquadrada pelo Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa, 2014-2020 e pela Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. O enfoque desta cooperação centraliza-se, também tendo em conta a língua comum e os laços históricos bilaterais, com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

 

Assim, em matéria de segurança interna, anualmente, são executados Programas de Cooperação Técnico-policiais com os PALOP, cujo financiamento é garantido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), I.P., organismo coordenador da cooperação portuguesa.

 

No que concerne a Cabo Verde, o Programa de Cooperação Técnico-Policial (PCTP) 2016 executado com aquele país africano, cujo orçamento global do CICL foi de cerca de 51.000,00 euros, consubstanciou-se na execução de 10 ações. As atividades envolveram cerca de 11 formadores da GNR e da PSP e ainda dois elementos da SGMAI (Missão de Acompanhamento), assim como 65 formandos e diferentes serviços da Polícia Nacional. As atividades prolongaram-se por 109 dias de formação e assessoria, a que acrescem, 100 dias de formação no ano escolar de 2016 dos 6 alunos cabo-verdianos que ingressaram no ISCPSI. De relevar ainda a doação de material e equipamentos para a instalação de um sistema rádio de segurança interna que irá ligar todas as ilhas do arquipélago.

As atividades realizadas envolveram as seguintes três áreas temáticas:

-  5 Atividades de formação (4 cursos de formação e 1 uma assessoria técnica)

a)    Apresentação do Modelo Integrados de Policiamento de Proximidade;

b)   Assessoria Técnica para Diagnóstico e Estratégia para Combate à Criminalidade Grupal e Juvenil;

c)    Investigação Criminal em Acidentes de Trânsito;

d)   Trânsito – Processo Contraordenacional;

e)   Formação de Gestores  do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (nível superior de Gestão Estratégica).

-  6 Vagas para alunos cabo-verdianos (três masculinos e 3 femininos) frequentarem o Mestrado Integrado em Ciências Policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna - ISCPSI (5 anos).

-   Equipamentos

a) Sistema Rádio de Rede de Comunicações de Segurança Interna

-   Doação, aquisição e transporte de equipamentos de rede de comunicações rádio de segurança interna;

-   Deslocação de uma equipa técnica preparatória para a instalação do Sistema  de rede de rádio;

b)   Reparação de equipamento para deteção de passaportes falsos da Direção de Estrangeiros e Fronteiras da Polícia Nacional.

-  Missão de Acompanhamento de avaliação da execução do programa de 2016 e perspetivas para o ano de 2017​







CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados