Your browser does not support JavaScript!
Iniciar sessão

Cooperação Técnico Policial

A estratégia de cooperação enquadra-se nos objetivos do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e pela Agenda 2030, tendo sempre em conta as opções definidas pelas autoridades dos países beneficiários. O reforço da segurança humana é uma prioridade transversal que deverá primar pela abrangência dos atores envolvidos, devendo articular-se de modo integrado, coerente e sustentável.
O enfoque da cooperação portuguesa centra-se, nos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como, em alguns Estados do Norte de África, tendo em conta os seus laços históricos e os novos atores da cena internacional, em matérias de segurança, migrações e fronteiras.
Em matéria de segurança interna são anualmente executados os Programas Anuais de Cooperação Técnico-Policial (PAC), cujo financiamento é garantido suportado pelas Forças e Serviços do Ministério da Administração Interna e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), I.P., organismo coordenador da cooperação portuguesa, enquadrados nos Programas Estratégicos de Cooperação (PEC), de âmbito plurianual.
O investimento da cooperação portuguesa pretende ajudar a desenvolver competências técnicas e operacionais junto das Forças e Serviços de Segurança dos países parceiros, fortalecendo os princípios da boa governação, Estado de Direito e defesa dos direitos humanos através de assessoria técnica e de material em áreas organizacionais e funcionais, tendo como principais ações no terreno:
Formação/Assessoria
Policial
Migração e Fronteiras
Proteção Civil e Bombeiros
Prevenção e Segurança Rodoviárias
Material e equipamento
Armamento
Fardamento
Material e equipamento de proteção civil e combate a incêndios
Equipamento informático
Equipamento de comunicações
Viaturas
Prevenção e Segurança Rodoviária
Última atualização: 25-07-2017 14:46



CONTACTOS GERAIS

Secretaria Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2015 - SGMAI - Todos os direitos reservados