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Secretaria Geral MAI

Data Center

Os serviços de Infraestruturas e Centro de Dados é de elevada relevância no normal e correto funcionamento dos SI/TI do MAI e os serviços de gestão e planeamento de SI/TI, apoio na gestão e evolução estruturada dos seus sistemas de informação, alinhada com os objetivos estratégicos do Ministério. Pretende-se que este conjunto de serviços potenciem a relação custo/beneficio e rentabilizem a utilização dos DataCenters do MAI. Numa perspectiva sinérgica uma partilha de custos ou investimentos que  contribua para uma rentabilização transversal a todas entidades.
 
Os serviços de infraestruturas integram:
 
·         Gestão e Planeamento de SI/TI.
·         Alojamento de Servidores (Housing);
·         Alojamento de Aplicações (Hosting);
·         Gestão de Diretório e Utilizadores;
·         Gestão do DNS Externo.
·         Backup e Restore de aplicações.
·         Actualização, dimensionamento e optimização da infra-estrutura TI.
·         Redundância geográfica
 
O Centro de Dados da SGMAI é na realidade constituído por dois centros de dados distintos e separados geograficamente, assumindo um deles a função de Disaster Recovery, privilegiando a Segurança e a Alta Disponibilidade, que permitiriam disponibilizar central e transversalmente um conjunto de infraestruturas e serviços aplicacionais de valor acrescentado, seja de âmbito mais operacional, seja de âmbito mais administrativo.
 
Atualmente a Secretaria Geral da Administração Interna – SGMAI - possibilita o alojamento de sistemas de informação nos ambientes Microsoft e Oracle para software e bases de dados respetivamente. No entanto, ainda que com menor frequência, são também aprovados alojamentos em ambiente Linux (Red Hat, CentOS, SUSE).
Em termos aplicacionais é mais usual o recurso a .NET e Sharepoint, contudo são aceites, com algumas limitações, aplicações PHP devido à identificação recorrente de falhas de segurança.
 
Sempre que requisitado o alojamento de sistemas de informação que requeiram auditorias, será necessário que o cliente forneça à Secretaria Geral da Administração Interna – SGMAI -  as políticas e regras que lhe estão associadas, para que aquando da sua instalação sejam devidamente acuteladas todas as suas especificidades, bem como criadas bases de dados de logs próprias para esse efeito.
Existem três ambientes, Desenvolvimento, Qualidade e Produção cujo acesso se efetua a partir da rede RNSI, sendo que as empresas, por norma, não podem aceder a este ambiente fora da rede.
Última atualização: 16-03-2018 11:43



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