Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Portugal assina Acordo-Quadro para o impulso da circulação do talento no espaço Ibero-Americano

Publicada em 22-04-2021
Durante a Cimeira Ibero-Americana realizada a 21 abril 2021, em Andorra, foi assinado por um conjunto de oito países ibero-americanos, entre os quais Portugal, um Acordo com vista a facilitar a mobilidade territorial de investigadores, empresários, empreendedores e estudantes e assim promover o intercâmbio de conhecimento e criação científica e intelectual.
 
Portugal, Brasil, Espanha, Republica Dominicana, Colômbia, Nicarágua, Panamá e Guatemala, com a assinatura deste texto, pretendem impulsionar a inovação e aproveitar as capacidades criativas, científicas e tecnológicas, assim como promover o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
 
A circulação de talento dentro do espaço ibero-americano irá favorecer a transferência de conhecimento, a criação científica e intelectual e a inovação.
 
Segue-se agora a fase de ratificação nos respetivos ordenamentos jurídicos internos e a negociação de Acordos para o seu desenvolvimento, estando o texto aberto aos países ibero-americanos que pretendam aderir, até ao final de 2022.
 
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados