Your browser does not support JavaScript!
Navegar para Cima
Iniciar sessão
Secretaria Geral MAI

Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia

Publicada em 01-07-2019
 
Em 1 de julho de 2019 a Finlândia assume a Presidência semestral rotativa do Conselho da União Europeia.
No topo das prioridades da presidência finlandesa encontra-se a conclusão do dossier Brexit, e bem assim do Quadro Financeiro Plurianual para o período de 2021-2027.
De entre as prioridades desta nova presidência, destaque, na área da justiça e assuntos internos, para a continuação de esforços no sentido de um controlo mais eficaz das fronteiras externas da União, em cooperação com os parceiros de África, dos Balcãs Ocidentais e Turquia, e ainda por uma proteção civil eficaz, especialmente na época de incêndios que já se iniciou.
Define também como prioritária a reforma do Sistema Europeu Comum de Asilo, a par com um reforço da cooperação policial.
A UE tem caminhado, a passos largos, para alcançar um maior cruzamento entre as bases de dados de imigração dos vários Estados-Membros – e para isso o Conselho de Ministros da UE e o Parlamento Europeu aprovaram, recentemente, um novo Regulamento sobre a interoperabilidade daqueles sistemas – com o intuito de se detetarem melhor as pessoas que constituem uma ameaça para a segurança. A Presidência Finlandesa faz da execução deste mandato um dos resultados que deseja alcançar durante os próximos 6 meses.
No domínio da segurança, a Finlândia quer ver a União apostar na segurança dos dados e na cibersegurança, para impedir ataques de hackers e organizações terroristas.
 
Para saber mais:
 
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2019 - SGMAI - Todos os direitos reservados