Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Dia Internacional da Cooperação Policial – 7 setembro

Publicada em 08-09-2023
As Nações Unidas assinalam, pela primeira vez, o dia da Cooperação Policial a 7 de setembro de 2023.
 
Através da Resolução 77/241, a Assembleia-Geral das Nações Unidas, apelando à cooperação policial entre os Estados Membros e de forma a prevenir e combater o crime transnacional, decide designar o dia 7 de setembro como dia Internacional da Cooperação Policial, convidando à associação de todos os Estados-Membros.
 
Na primeira comemoração deste dia, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, dedicou uma palavra de apreço às forças policiais pelo mundo, pela sua dedicação à paz, segurança e justiça, reforçando a importância da partilha de boas práticas, experiências e conhecimentos. Sublinhou também o impacto valioso do papel das mulheres na cooperação policial, em linha com a Resolução 1325 do Conselho de Segurança sobre Mulheres, Paz e Segurança e com os esforços para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de igualdade de género e promoção do empoderamento de mulheres e meninas. O Secretário-Geral reconheceu ainda os desenvolvimentos positivos na representação global das mulheres nos forças de polícia nacionais, mas alertou para a necessidade de renovar esforços para o aumento da representação das mulheres em todas as áreas da vida pública, incluindo na segurança e policiamento.
 
A SGMAI associa-se a este dia, relembrando o trabalho e dedicação das forças e serviços de segurança portuguesas pelo mundo na promoção da paz e segurança internacionais, através de um esforço contínuo de projeção de elementos ao nível da ONU. Em 2022, o MAI contribuiu com a projeção de 45 elementos em 11 países, dos quais se destaca a participação na Missão das Nações Unidas na República Centro Africana (MINUSCA) e na Missão das NU no Sudão do Sul (UNMISS).
 
Portugal assume, através dos Planos Nacionais de Ação, um compromisso com a Resolução 1325 das Nações Unidas, procurando aumentar o papel das mulheres nas tomadas de decisão no que respeita à prevenção e gestão de conflitos. Destaca-se ainda o aumento, ao longo dos últimos 20 anos, do número de mulheres no total dos efetivos nas forças e serviços de segurança em Portugal.
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados