Tendo em conta a magnitude das Jornadas Mundiais da Juventude, incorporando as temáticas de grandes evento, antecipando eventuais ameaças à segurança pública e desafios colocados às Forças de Segurança nacionais para proteger os espaços públicos, a Polícia de Segurança Pública preparou e realizou entre os dias 1 e 6 de agosto uma ação operacional dedicada aos furtos de carteira, com o apoio da EUROPOL.
Esta ação contou com equipas de prevenção de furtos por carteirista, constituídas por Polícias da Alemanha, Bélgica, República Checa e de Portugal, e investigadores europeus dedicados ao combate a este fenómeno criminal.
Esta ação visou combater eficazmente o fenómeno dos furtos de carteira sistematicamente organizados em rede, sendo que a ação policial resultou na monitorização e identificação de 111 indivíduos suspeitos de furtos e na detenção de 8 suspeitos, tendo sido evitados 15 incidentes de furto em flagrante.
Durante as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 estiveram em Portugal um milhão e quinhentas mil pessoas para assistir e participar no evento.