No quadro da Parceria estabelecida entre o Ministério da Administração Interna e o Escritório das Nações Unidas Para a Droga e Crime (UNODC) em Moçambique, formadores da Polícia de Segurança Pública (PSP) encontram-se em Moçambique, no período de 13 a 23 de novembro de 2023, a realizar uma ação de formação sobre Cibercriminalidade, tendo por destinatários 18 elementos do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).
O curso tem como objetivo cobrir vários tópicos, incluindo introdução ao crime cibernético, legislação relacionada com o ciberespaço, prevenção do crime cibernético, informação de código aberto e análise de redes sociais e um conjunto de informações práticas para estabelecer as bases das investigações cibernéticas. Tem ainda uma vertente de formação eminentemente prática, privilegiando o “know-how”, com a transmissão de conhecimentos sobre ferramentas disponíveis em fontes abertas e como utilizá-las, aplicados em exercícios práticos.
Numa altura em que também em Moçambique, este tipo de criminalidade tem aumentado significativamente, esperamos assim contribuir para o desenvolvimento da capacidades investigatórias da polícia moçambicana.
