Decorreu entre 13 e 20 de setembro uma missão técnica da Secretaria Geral do MAI em São Tomé a Príncipe, composta por uma equipa da Direção de Serviços de Relações Internacionais, a segunda realizada em 2023 após a visita a Luanda, prosseguindo o esforço de reforço da cooperação bilateral com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), onde a Cooperação MAI é mais intensa, na procura de uma parceria sólida e efetiva, na medida em que a troca de conhecimentos, experiências e boas-práticas contribuirá para a aprendizagem mútua e avaliação da estratégia que tem vindo a ser adotada. A missão teve como objetivos transversais a avaliação de resultados no âmbito da Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil e respetiva estratégia metodológica adotada; identificação de áreas a intensificar e de novos domínios de intervenção a explorar, e conhecer os desafios enfrentados pelas Forças e Serviços de Segurança locais, das entidades congéneres do Ministério da Defesa e Administração Interna, e da missão diplomática portuguesa, tendo em conta as especificidades próprias que só um contacto direto permite apreender.
Em permanente articulação com o Oficial de Ligação do MAI, Exmo. Sr. Coronel Albino Tavares, foi dada continuidade ao planeamento da cooperação para o futuro próximo, e, entre outros encontros, realizadas reuniões junto da Polícia Nacional; Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros; Serviço de Migração e Fronteiras; Unidade de Polícia Fiscal e Aduaneira; e Unidade de Proteção de Dirigentes do Estado.
A calendarização definida coincidiu com o arranque do Curso de Oficiais Superiores, primeira ação formativa no quadro do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil 2023, e com a chegada de 3 viaturas policiais doadas pela PSP à Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, cuja cerimónia de entrega oficial deverá ter lugar nos próximos dias.