Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Projeto PROTASIS

Publicada em 27-12-2018
A APAV e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa lançam o manual de formação “Para uma resposta policial centrada na vítima” que resulta do Projeto Protasis em que o MAI foi Associated Partner.
 
O Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, enquanto entidades parceiras do Projecto “Protasis: Police training skills”, promovido pela European Public Law Organisation, procedem ao lançamento em Portugal do Manual de Formação “Para uma resposta policial centrada na vítima”.
Pretende-se com este manual contribuir para a adoção, ao nível da formação de polícias, de uma abordagem centrada na vítima e, ao mesmo tempo, promover os direitos consagrados na Directiva das Vítimas. O projeto e, muito particularmente, o manual que agora se publica, visam a construção de um ambiente “victim-friendly” de atendimento às vítimas de crimes em todos os contactos com a polícia.
 
Pretende garantir-se que as vítimas são tratadas com respeito e sensibilidade, através do reforço das competências de comunicação da polícia e do conhecimento específico acerca das melhores práticas no contacto com vítimas de crimes, numa ótica de atuação personalizada e que tenha em conta o impacto do crime. Este modelo de formação acentua também a importância de uma intervenção especialmente sensível nos casos de vítimas particularmente vulneráveis.
 
Construído com base no acervo já existente de investigação e conhecimento decorrente de outros projetos financiados pela União Europeia, e testado junto de elementos das forças policiais dos países englobados no projeto, poderá revelar-se pertinente a adaptação do manual tendo em vista a formação de outros profissionais que lidam com vítimas de crimes. 
 
 
 
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados