Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

SISI II – Ferramenta Essencial no Trabalho de Cooperação Policial e Aduaneira

Publicada em 13-12-2017
A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna participou, a convite da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), numa Cerimónia, realizada no dia 12 de dezembro, de atribuição dos novos crachás ao 300 Inspetores da AT.
 
No contexto da referida participação, a SGMAI apresentou uma breve alocução dedicada à temática “Sistema de Informações Schengen (SIS) II – Ferramenta Essencial no Trabalho de Cooperação Policial e Aduaneira”.
 
Dando continuidade ao estreitamento dos laços de cooperação com entidades congéneres da Administração Pública portuguesa, a SGMAI procurou, com a referida comunicação, incrementar o grau de consciencialização e de utilização do sobredito Sistema de Informações Schengen por parte da AT, nos domínios tributário e aduaneiro, garantindo-se, desta forma, um contributo acrescido na prevenção e combate aos fenómenos criminais que possam envolver o transporte de mercadorias, as armas de fogo, a contrafação de moeda ou mesmo o furto e viciação de automóveis.
 
De recordar, neste contexto, que o SIS é, hoje, a maior base de dados, ao nível mundial, para efeitos de cooperação policial. Trata‑se de um sistema de informação de grande escala, que permite às autoridades policiais, de alfândega, de migração, judiciais e outras, introduzir, e consultar, alertas sobre pessoas desaparecidas, pessoas ou objetos relacionados com infrações penais, bem como sobre nacionais de países terceiros que não estejam autorizados a entrar ou a permanecer no Espaço Schengen.
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados