A
alteração do logotipo insere-se num processo de renovação da identidade
institucional da Organização, com o objetivo de reforçar a imagem pública da
SGMAI, alinhando-a aos valores contemporâneos da Administração Pública:
transparência, proximidade e modernidade.
O novo logotipo mantém uma ligação simbólica à tradição e ao território — com
elementos gráficos inspirados em símbolos nacionais e na arquitetura da Praça
do Comércio —, ao mesmo tempo que transmite estabilidade, dinamismo e clareza.
Esta identidade visual foi concebida para ser funcional, distinta e adaptável
aos diferentes meios e contextos em que a SGMAI atua, tanto a nível nacional
como internacional.
Uma nova identidade que tem como objetivo aprofundar os valores da
Secretaria-Geral, em particular a importância de dar destaque à excelência do
trabalho desenvolvido pela Organização; a necessidade de se assegurar uma visão
holística e integrada das diferentes áreas de trabalho e de competências do
Organismo; e, tão ou mais relevante, a centralidade e valorização de todos os
Recursos Humanos.