Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Conselho da Europa

 
O Conselho da Europa, criado em 1949 conta atualmente conta com 46 países participantes, incluindo os Estados membros da União Europeia e visa a promoção dos direitos do homem, do estado de direito e da democracia, o reforço da segurança dos europeus através do combate ao terrorismo, ao crime organizado e ao tráfico de seres humanos e o desenvolvimento da cooperação com outras organizações internacionais e europeias.

Portugal é membro do Conselho da Europa desde 22 de setembro de 1976, tendo já assinado e ratificado algumas dezenas de Convenções e Acordos neste âmbito.

Os mecanismos mais notáveis da organização incluem a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O Conselho da Europa monitoriza a aplicação dos principais tratados, incluindo várias convenções no domínio dos Direitos Humanos, Prevenção do Terrorismo, Luta contra o Tráfico de Seres Humanos e de Luta contra o Racismo e a Intolerância. Sugere reformas para reforçar as instituições democráticas e o Estado de Direito.

https://www.coe.int/en/web/portal/home

 

Comité Europeu para a Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes (CPT)

O CPT tem por objetivo instaurar um mecanismo ativo, não legislativo, agindo em paralelo com o mecanismo judicial do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, fundamentado na proteção dos direitos do homem.

http://www.coe.int/en/web/cpt/home

 

Grupo de Peritos sobre Tráfico de Seres Humanos (GRETA)

É responsável por monitorizar a implementação pelas Partes da Convenção Contra o Tráfico de Seres Humanos. 

A Chefe de Equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, Rita Penedo, é membro GRETA desde novembro de 2022, tendo sido eleita pela sua vasta experiência e trabalho desenvolvido neste domínio.

http://www.coe.int/en/web/anti-human-trafficking

 

Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância (ECRI)

Composta por peritos independentes que monitorizam os problemas do racismo, xenofobia, antissemitismo, intolerância e discriminação com base na raça, origem nacional ou étnica, cor, cidadania, religião e língua.

http://www.coe.int/t/dghl/monitoring/ecri/default_en.asp

 

Convenção sobre Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher e a Violência Doméstica - Convenção de Istambul (GREVIO)

Órgão independente de especialistas responsável por monitorar a implementação da Convenção do Conselho da Europa sobre Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher e a Violência Doméstica.

https://www.coe.int/en/web/istanbul-convention/home


Última atualização: 01-08-2023 13:42



CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados