Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

Divulgação de estudos Eleitorais

Publicada em 14-06-2016
Encontram-se disponíveis para consulta os estudos “AtlasEleitoral – Assembleia Legislativa Regional da Madeira - 2015, “EleiçõesAutárquicas Intercalares - 2008 a 2015”, “Atlas Eleitoral - Assembleiada República – 2015” e “Perfil do Autarca – Caracterização dos EleitosLocais 2013​”, que foram elaborados e preparados para publicação pela Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do MAI.

O “Atlas Eleitoral - Assembleia da República – 2015” foi elaborado com base nos resultados do escrutínio provisório das eleições para a Assembleia da República que se realizaram no dia 4 de outubro de 2015 e apresenta, através de cartogramas, de quadros e respetivos gráficos, o apuramento daqueles resultados ao nível nacional, distrital/regiões autónomas e municipal.

Para além da apresentação da evolução dos resultados eleitorais, do número de inscritos, do número de votantes e da taxa da abstenção desde 1976 traça-se, igualmente, o perfil dos deputados eleitos para a XIII legislatura.

A metodologia adotada na elaboração do “Atlas Eleitoral – Assembleia Legislativa Regional da Madeira - 2015” segue, no essencial, a utilizada no Atlas Eleitoral para a Assembleia da República. Refira-se, no entanto, que este estudo utiliza duas fontes de informação distintas. Assim, enquanto a análise dos resultados desagregados ao nível do município se baseia nos resultados do escrutínio provisório, os quadros e gráficos ao nível do círculo eleitoral único foram elaborados de acordo com o mapa oficial dos resultados da eleição realizada a 29 de março de 2015 (Mapa Oficial n.º 1/2015, da Comissão Nacional de Eleições publicado no Diário da República, 1.ª Série, n.º 70, de 10 de abril de 2015).

O estudo “Eleições Autárquicas Intercalares - 2008 a 2015”, dá seguimento e atualiza publicação em 2009, pela DGAI/MAI, do estudo “Eleições Autárquicas Intercalares1978 a 2007. São de igual modo utilizados como fonte de informação os mapas oficiais, dedicando-se à análise dos resultados das trinta e seis eleições intercalares para o órgão Assembleia de Freguesia, que se realizaram entre os anos de 2008 e 2015.

A informação assim recolhida foi organizada para cada um dos atos eleitorais, por distrito, por município e por data de realização, sendo que os quadros de apuramento contêm o número de eleitores inscritos, o número de votantes, a força política vencedora na eleição intercalar e a força política vencedora na eleição geral anterior.

Finalmente, o “Perfil do Autarca – Caracterização dos Eleitos Locais 2013”, dá continuidade aos estudos elaborados e publicados desde 1982 e consiste na caracterização sociológica dos eleitos para os órgãos das autarquias locais em 2013, baseando-se no Registo dos Eleitos Locais.

De referir que os nomes e demais elementos de identificação dos cidadãos eleitos que formam este registo, são remetidos à Administração Eleitoral pelos respetivos presidentes de câmara, em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 234.º da Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto (Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais). A caracterização dos autarcas é feita por órgão e cargo para os quais foram eleitos, sendo o resultado desta análise apresentado ao nível nacional, distrital e das regiões autónomas e, pela primeira vez, das regiões NUTS II e III.

Cumpre ainda salientar que este estudo inclui, igualmente, um capítulo especialmente dedicado à caracterização das mulheres eleitas.

​​​​​​​​​


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados