Your browser does not support JavaScript!
Secretaria Geral MAI

G20 - 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Catástrofes

Publicada em 28-02-2024
Decorreu, a 27 e 28 de fevereiro, por videoconferência, a 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Catástrofes do G20 no âmbito da Presidência Brasileira.
Este Grupo, criado pela Presidência Indiana do G20, em 2023, pretende ser uma plataforma para troca de conhecimento e experiências entre os membros e países e organizações convidadas.
Na primeira reunião, foram discutidas as áreas prioritárias para a Presidência Brasileira: i) combate às desigualdades e prevenção das vulnerabilidades; ii) cobertura global dos sistemas de alerta precoce; iii) infraestruturas resilientes; iv) financiamento; v) recuperação, reabilitação e reconstrução e vi) soluções baseadas na natureza.
Portugal, representado pelo Engº Carlos Mendes, Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) agradeceu a oportunidade de integrar os trabalhos, reforçando a importância do Quadro de Sendai, e da implementação de abordagens que incluam toda a sociedade para melhor responder aos desafios nesta área, apresentando como exemplo o Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras, que pretende reduzir a vulnerabilidade das comunidades mais expostas ao risco dos fogos florestais. Foi destacada também a importância da cooperação internacional como forma de melhorar o conhecimento e fortalecer a resposta ao risco de catástrofes.
A Presidência Brasileira apresentou ainda programa de eventos a realizar à margem das reuniões do Grupo, que permitirão complementar a discussão e contribuir para aprofundar as matérias.
 
 
 


CONTACTOS GERAIS

Secretaria-Geral da Administração Interna
Rua S. Mamede n.23
1100-533 Lisboa

Tel: 213 409 000

© 2022 - SGMAI - Todos os direitos reservados